domingo, 8 de maio de 2016

As justas não eram nada justas...



“As Justas eram disputadas entre dois cavaleiros, convenientemente revestidos de pesadas armaduras e protegidos por escudos especiais.Eram torneios realizados em terra plana, onde os combatentes tinham de ter uma boa preparação física e as suas armas bem preparadas. Eles empunhavam pesadíssimas lanças de ferro. Nos primeiros tempos, os cavaleiros, ao precipitarem-se um contra o outro, com todo o vigor das suas montadas, procuravam derrubar o adversário, alcançando-o em cheio com a lança; às vezes, a arremetida era tão violenta que a lança atravessava a cabeça ou o peito dos justadores. A lança era pesada e tinha ferro no seu extremo ofensivo. Posteriormente, já não se tratava de derrubar o adversário, mas quebrar a lança sobre sua armadura ou escudo. Ganhava aquele cuja lança voava, feita em pedaços, o que indicava melhor pontaria. Cada parelha de justadores tinha direito a "correr três lanças" e, para saber qual deles tinha ganho, bastava contar o número de lanças que cada um tinha partido.”  (Rodrigues, 2012) *Copiado da Wikipedia , pt.wikipedia.org/wiki/Justa_(desporto) , acesso em 05/05/2016 .






Hoje existem torneios usando essas justas mas com lanças que não são pontiagudas e existem regras mais adequadas par ao esporte não ficar tão violento.
Existem, principalmente na Europa, clubes que praticam esse esporte e realizam torneio puramente com objetivos de competição.
Mas por que falar em justas?

 Estamos em um tempo em que elas não têm mais sentido se levar a efeito como eram realizadas,  mas a disputa ou como definir quem tem razão ou não, no mundo atual muitas vezes se servem de atitudes que usam da violência ou duelos pra resolver uma contenda. É muito bom estudar esses tempos medievais para sabermos se estamos evoluindo em nossas formas de decidirmos como fazer justiça.

As justas não eram nada justas naqueles tempos medievais pois na maioria das vezes cavaleiros com mais experiência e armas e vestuário melhores batiam em duelo com simples camponeses que apenas sabiam montar a cavalo e nunca tinham usado armadura e lanças usadas obrigatoriamente nesses confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário